Home Interior de SP Congresso Comunicavale: pela “desmeiabocalização” do mercado

Congresso Comunicavale: pela “desmeiabocalização” do mercado

0 495
2 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 Filament.io 2 Flares ×

por Armindo Ferreira

O tema do Congresso Comunicavale de Comunicação foi Glocalização, mas poderia ter sido “pela ‘desmeiabocalização’ do mercado”. O termo foi usado pelo empresário Jorge Neri – dono do Studio Jorge Neri|SD na mesa de encerramento do Congresso Comunicavale, realizado no Hotel Nacional INN (antigo Promenade) no último final de semana.

O evento começou na sexta-feira com a Nanci Contarini da Fibria que falou sobre as ações da empresa nas mídias digitais e os desafios que empresas B2B tem para realizar este tipo de ação. Na sequência o professor Fernando Moreira – presidente da Associação Brasileira de TV´s Universitárias e coordenador da UNIVAP TV – falou sobre as novidades em TV interativa e TV digital e como a escolha de algumas decisões brasileiras deixou o país defasado em relação a outros lugares. Ele anunciou em primeira mão a criação de um laboratório de estudo de uso de novas mídias para a região metropolitana do Vale do Paraíba.

Sábado de manhã o empresário Gui Rios – sócio da agência  Social Agency – distribui simpatia e muita informação aos presentes falando como Social, Local e Mobile estão impactando nas criações publicitárias e falou do fenômeno dos aplicativos para táxi, por exemplo, e como isso muda nossa relação de consumo de consequentemente de comunicação. Na Super Session Senac Eurípedes Magalhães falou sobre Design para Internet e como é importante pensar na experiência de quem usa um site ou produto. Final da manhã foi a vez da consultora de empresas Joicy Britts falar sobre os desafios ao se construir uma identidade local da comunicação e como sair da reclamação contínua dos mercados regionais para ações concretas e provocou a plateia ao perguntar se somos regionais ou estamos localizados fisicamente numa região.

Depois do almoço Claudio Knupp e Rubens Farias deram uma aula de mídia aos presentes, mostrando alguns cases da agência ALMAP/BBDO – um dos temas com mais falta de profissionais na região de acordo com conversas informais deste Comunicavale com o mercado. Com uma simpatia ímpar Carlos Dias da cervejaria Heineken brindou os presentes com uma palestra onde falou sobre atendimento ao consumidor Premium dando exemplos de solicitações que chegam na cervejaria – algumas muito engraçadas. Todo atendimento ao cliente das marcas do portfólio Heineken é feito em Jacareí-SP.

E para o encerramento um painel com os novos profissionais do mercado da comunicação regional com Gustavo Gobbato – da Avalanche – como mediador e Fernando Griskonis – Molotov – e Jorge Neri que no meio do painel cunhou a frase que abre esta matéria: precisamos “desmeiabocalizar” o mercado de comunicação. Na mesma mesa foram discutidos os desafios de se fazer comunicação regional e as dificuldades de se unir o setor para melhorar as condições para todos. De uma conversa com a plateia surgiu o desafio das agências do Vale se unirem para fazer uma campanha valorizando seu trabalho para clientes e anunciantes e o Comunicavale apoia esta iniciativa.

Mídias do Vale

Empresas e entidades puderam mostrar seu trabalho na Feira Mídias do Vale – espaço de negócios realizado em paralelo com o Comunicavale – juntando assim duas iniciativas pioneiras para o fortalecimento da comunicação regional.

Apoio

O Congresso Comunicavale é uma realização da Cruz e Ferreira e contou com a montagem e operação da Mastran e apoio do jornal OVale e Gráfica Resolução. O evento aconteceu em paralelo com o Mídias do Vale.

Enhanced by Zemanta
Autor: Armindo Ferreira Editor do Comunicavale redacao@comunicavale.com.br
0 comments