Trends
Comunicavale: qualidade dos palestrantes e da plateia impressiona participantes
1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 1 Flares ×

*por Armindo Ferreira
(colaboraram Mônica Silva e Kátia Delavequia)

Publicitários, jornalistas, relações públicas, professores, empresários e trabalhadores da área da comunicação estiveram nos dias 7 e 8 de julho discutindo o mercado de comunicação do Vale do Paraíba.

O foco do Comunicavale é debater as melhores práticas de comunicação corporativa no Vale do Paraíba e interior paulista, contando com a presença de grandes profissionais do setor em mesas de discussão, palestras e showcases.

Quarta-feira

As palestras de quarta foram voltadas ao Mercado Publicitário: como fazer com que o publicitário interaja com o seu cliente com uma linguagem simples e dinâmica, ao mesmo tempo por meio de exemplos comparativos de antigas propagandas e as novidades de diversos veículos.

A manhã começou com o Profº Claudir Segura que falou sobre Redes Sociais e Marketing Online – Os novos rumos do consumo. Foi discutido como as empresas podem construir um relacionamento sólido, com os clientes, usando as redes sociais e sua importância na estratégia de marketing para o lançamento de seus produtos.

Logo após foi a vez do Painel CCVP: Cenário Criativo no Vale do Paraíba e como estudantes e profissionais podem se aperfeiçoar e se informar sobre tudo o que acontece no cenário de comunicação do Vale.

O professor Josué Brazil foi o mediador do papo e na sequência teve a apresentação do Gustavo Gobatto da Agência Arriba! falando sobre o case do jornal O Vale. Todos ficaram impressionados com a qualidade de produção e pós-produção da campanha.

Youngvale – a vez dos jovens talentos

No começo da tarde foi a vez dos alunos, Ariane Caroline de Oliveira Rita e David Barbosa Gomes, do 4º ano do Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade Propaganda – Anhanguera de Taubaté, receberem o troféu de vencedores do projeto Youngvale com o tema: “Comunicação do Vale do Paraíba – Saindo do papel”.

O projeto da dupla foi um site inspirado no blog Comunicavale, direcionado para o evento, no estilo comunicador com o perfil do jovem de hoje e sua linguagem.

Para quem pensa que o projeto demorou meses para ficar pronto se engana. “Um dia você vai dormir tarde, tem uma ideia, a coloca no papel e no dia seguinte coloca em prática”, comentou David Gomes.

De acordo com os universitários, o que atrapalhou durante o desenvolvimento foi a falta de tempo, tendo de conciliar o projeto com os trabalhos acadêmicos, além da procura por voto.

Tecnologia e a Comunicação

Em seguida a palestra foi com Vagner Ladislau da 2Call Mobile que tratou sobre Mobile Marketing e como as empresas podem usar a tecnologia bluetooth para se comunicar com os clientes trazendo novidades sobre seus produtos e serviços.

Depois, Leonardo Avesani da Phocus Interact contou sobre a criação de um aplicativo para iPad e todo seu desenvolvimento desde a ideia inicial até seu lançamento. A empresa foi a primeira no mundo a criar uma aplicação para acompanhar os jogos da Copa em tempo real.

Oswaldo Rodrigues Filho, diretor da Agência Página, falou sobre Comunicação Pública. Ele disse que este setor está profissionalizado e que há boas possibilidades neste setor, mostrando alguns cases.

Pra encerrar a quarta-feira tivemos Marco Franzolim, sócio diretor de criação da Monkey Business, com a palestra “Uma Nova Percepção sobre o Powerpoint”. Mostrou como é possível usar os recursos do programa de slides da Microsoft para impactar o público nas apresentações.

Quinta-feira – redes, jornalismo e relacionamento com a comunidade

Começa com Leo Palagi da Agência Red Cube, que falou sobre as estratégias de comunicação através das mídias sociais e como as empresas podem usar a internet para chegar até o consumidor. Citou vários exemplos e o case #calabocagalvao.

Depois Luis Fernando Guggenberg da Vivo e a palestra “Afinal o que são redes sociais?”, para isso foi mostrado o avanço do uso da tecnologia e discutido como as redes começam, quais os tipos e como usá-las. O papo teve a participação de Carlos Santis do jornal OVale de Taubaté.

Logo após foi a vez de Carlos Eduardo Camargo da Embraer discutir sobre Assessoria de Imprensa Internacional.

Explicou como uma empresa deve lidar com as notícias acerca de suas atividades e qual a melhor maneira de divulgá-las à imprensa. Também falou sobre o cuidado que deve ser tomado antes de entrar nas redes sociais.

Na sequência tivemos uma mesa de discussão com a APPVale com os profissionais Cassio Rosas da KMS Comunicação, o professor Carlos Santis e Gisele Toledo da Band Vale. O assunto foi o Cenário da Comunicação no Vale do Paraíba e as várias oportunidades que o mercado dispõe para os profissionais da área.

Na super session Abracom Sandra Takata da Versátil Comunicação falou sobre Assessoria de Imprensa na Era Google e a importância do uso de SEO e SEM na otimização dos sites. Foram discutidas as técnicas usadas para que uma empresa seja visualizada na primeira página do Google.

Marcio Cavalieri do Grupo RMA Comunicação discutiu a importância da Consultoria em Nível Estratégico para a Comunicação. Outro assunto abordado foi a defasagem do currículo das universidades frente a realidade do mercado. O executivo apresentou cases onde a análise de informações e a pesquisa de percepção foram determinantes na execução de uma consultoria de comunicação de sucesso.

Ainda tivemos Carlos Dias da Heineken falando sobre Comunicação Institucional. De uma maneira descontraída contou sobre a transição FEMSA – Heineken, sobre como fazer ações efetivas usando as redes sociais e como uma empresa deve cuidar de sua marca.

Pra encerrar o professor Aislan Greca falou sobre Gestão em Relacionamento Comunitário e como usar corretamente o termo sustentabilidade nas ações das empresas no relacionamento com seus stakeholders.

O Comunicavale contou com o apoio institucional da APPVale – Associação dos Profissionais de Propaganda do Vale do Paraíba, CCVP – Clube de Criação do Vale do Paraíba e Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação.

Tags:

Autor: Armindo Ferreira Editor do Comunicavale redacao@comunicavale.com.br

1 Comments
Mônica Silva

12 de julho de 2010 23:20 Responder

O Comunicavale foi sensacional.. agora contando os dias p/ o SMVP

Parabéns à todos que apoiaram ao evento..

Leave a Comment

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 1 Flares ×